domingo, 13 de setembro de 2009

Vida simples

Falar de coisas simples... Das tardes calmas... Onde só havia o canto dos pássaros a romper o silêncio, ou então a criançada brincando na rua e poucas vezes o motor de um carro bem conhecido pela vizinhança toda; Falar e lembrar destes simples momentos traz saudades. Saudade de lugares simples onde se encontrava um conhecido em cada esquina, e onde todo mundo queria ser amigo. Falar destes momentos faz lembrar das casinhas simples feitas de madeira, onde havia um fogão a lenha pra espantar o frio de inverno,ou então dos dias que voltavamos com o ônibus escolar cheio de gente, a maioria trazia em seus braços muitos agasalhos que foram úteis pela manhã, mas que com o calor da tarde se tornaram apenas mais um peso. Da serragem espalhada pelo chão de todo local público para amenizar a sujeira daquele barro vermelho, que pelos agricultores é amado, mas que pelas donas de casa foi sempre odiado. Falar destes momentos me faz lembrar de amigos que conquistei logo que cheguei lá, que me ensinaram suas gírias, que riram do meu sotaque, e me contaram um pouco sobre suas culturas. Faz-me lembrar de um tio que me tratou como filha; Faz-me lembrar da vontade que eu sentia quando era criança de mudar para o interior. Da alegria e admiração ao ver pela primeira vez a grama coberta por uma fina camada de gelo que se espalhava em cada plantação, de ver a bela horta da vizinha seca pela geado típica da estação. Tudo isso me faz lembrar como é sentir-se uma estrangeira, fora de sua terra natal, tudo isto me fez ver o valor de minhas raízes e também ensinou-me a amar um lugar que nem era meu. Tudo isto me fez agradeçer pelo tempo que estive lá.Gratidão pela vida simples e muito feliz que passei no pouco tempo que lá morei, esta pequena cidade do Paraná. Uma pequena homenagem a "Cantagalo-PR". (Alessandra Almeida)

2 comentários:

Maya Felix disse...

Querida Alessandra,

Obrigada por sua postagem em meu blog. Seus textos simples e cheios de doçura me transportam para outro mundo. Obrigada também.

Maya

Alessandra Almeida disse...

Olá Maya
Muito obrigado por seus comentários sempre tão gentis e animadores,
que me enchem de alegria
e me dão incentivo para continuar postando meus textos.